Existem dois planos de previdência complementar: o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). São planos de previdência que permitem, numa primeira fase, a acumulação de recursos por um prazo contratado e, numa segunda, o recebimento de rendas/benefícios mensalmente, em uma data escolhida pelo participante. Também é possível resgatar o patrimônio acumulado de uma única vez.
PGBL: No PGBL, é permitida a dedução das contribuições na base de cálculo do Imposto de Renda (até o limite de 12% da renda bruta anual), durante o período de acumulação. Assim, é mais indicado para quem preenche a declaração do Imposto de Renda no modelo completo. Se você preenche a sua declaração do Imposto de Renda no modelo simplificado, nesse caso, o VGBL é mais indicado. O Imposto de Renda no momento do resgate do PGBL incidirá sobre o valor total depositado.
VGBL: O VGBL agrega seguro de vida ao plano de aposentadoria. E o Imposto de Renda incidirá sobre o valor dos rendimentos proporcionados pelo investimento, as principais características destes produtos são:
- Em geral, é possível aplicar mensalmente um valor mínimo a partir de R$ 100,00;
- São definidos pelo próprio contribuinte o valor da contribuição mensal e o momento de sacar esses recursos;
- No momento do resgate e/ou do recebimento de rendas, haverá tributação pelo Imposto de Renda;
- Possibilita resgates a partir de 60 dias da contribuição;



0 comentários:
Postar um comentário